E aí, beleza? Hoje deixo para vocês um jogo incrível desenvolvido utilizando Socket com o protocolo TCP, e utilizando a linguagem java. Definimos o jogo de perguntas e respostas como NetQuiz, o jogo foi desenvolvido para a disciplina de aplicações distribuídas, no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Goiás. Mas afinal o que é Socket? O que é TCP? E o que é esse jogo? Vamos ver…
Bem, mas o que é Socket?
De acordo com a própria Oracle: “Socket é um ponto de comunicação entre duas máquinas”, ou seja, podemos enviar mensagens entre a máquina A e a máquina B através de uma conexão estabelecida com o Socket. Em outras palavras Socket é um mecanismo de comunicação, usado normalmente para implementar um modelo cliente/servidor, que permite a troca de mensagens entre os processos de uma máquina/aplicação servidor e de uma máquina/aplicação cliente.
Fonte Devmedia.
Entendi, e o que é TCP?
De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados MS internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). Para quem não sabe, protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.
Fonte TecMundo.
NetQuiz? O que é?
Consiste num jogo em socket de perguntas e respostas, no qual cada jogador terá direito de escolher um número por jogada, esse número estará relacionado a uma questão sobre atualidade, politica, entretenimento entre outros. As questões consistem em 4 alternativas, podendo ser assinalada apenas uma das quatro alternativas.
Imagens do Jogo
Regras NetQuiz
Cada jogador terá 8 tentativas para escolher questões, cada questão tem o valor de 1 ponto. O vencedor será o jogador, que ao final das 7 rodadas, atingir a maior pontuação. As jogadas serão alternadas, onde a cada rodada ambos jogadores precisam escolher sua pergunta antes de passar para a próxima rodada. Em caso de empate, será realizada uma rodada extra.
Documentação e Instalação
Toda documentação e tutorial de instalação está dentro da pasta /Documentação, inclusive diagramas de classes, plano de teste, diagrama de atividade entre outros. O servidor roda no terminal do Eclipse, e os Clientes no Terminal do Sistema Operacional utilizando Telnet.
Tecnologias Utilizadas
Como já havia dito o sistema foi desenvolvido utilizando Java com socket TCP, o sistema utiliza o gerenciador de dependências Maven, para facilitar a manipulação dos dados relacionados a persistência o sistema utiliza JPA, e o SGBD Mysql.
Baixar Jogo
Caso você queira fazer o download do jogo, deixe nos comentários abaixo que será enviado o código fonte no e-mail informado, para fins de estudos.